O Poder do Jejum Intermitente Para Emagrecer

O poder do jejum intermitente para emagrecer

Jejum intermitente! Está na boca do povo, está virando moda. Mas, afinal, você sabe do que se trata?

Esse tipo de jejum está virando uma verdadeira febre no meio fitness, e há quem diga que este é um dos melhores aliados do emagrecimento. Quem começou a praticar já não para mais, e quem está começando a ouvir falar já quer começar a fazer. Mas por que o jejum intermitente é tão poderoso assim?

Acompanhe nosso artigo e saiba tudo sobre esse poderoso jejum, que é capaz de fazer com que você seque muitos quilinhos!

jejum e dieta

Jejum intermitente, o que significa?

Quando falamos em jejum intermitente, nos referimos a um período específico do dia em que podemos comer determinada quantidade de alimentos, optando por não comer nada no restante do tempo. Em outras palavras, o jejum intermitente é aquele em que, dentre as 24 horas do dia, você separa um período específico para fazer o jejum. A alimentação fica restrita ao outro período.

Portanto, jejum intermitente é o tipo de jejum feito em períodos intervalados, daí o nome intermitente.

Ao fazer o jejum intermitente, a pessoa deve fazer as suas refeições durante um período de tempo específico. Por exemplo, comendo apenas do meio-dia às oito da noite, ignorando o café da manhã. Há algumas pessoas que optam por fazer uma janela de 6  ou até mesmo 4 horas para alimentação. Mas isso depende muito de cada um, afinal, a pessoa escolhe o tipo de jejum intermitente que quer fazer.

Na verdade, se levarmos em consideração o período noturno em que estamos dormindo, já é considerado um período de jejum. Quando fazemos o desjejum – café da manhã – acabamos quebrando esse período. O fato é que, com o jejum intermitente, você aumenta um pouco mais a quantidade de horas que vai ficar sem comer. Isso significa que seu desjejum não acontece no café da manhã.

No jejum intermitente, no entanto, existem diferentes períodos de jejum que podem ser feitos. A esses períodos chamamos de protocolos. Ou seja, o período de jejum que você irá fazer depende do protocolo escolhido. Mas vamos falar mais detalhadamente sobre isso mais adiante. Quero, primeiramente, falar um pouco sobre os benefícios de se fazer esse tipo de jejum.

Como ocorre a queima de gordura durante o Jejum Intermitente?

Com o jejum intermitente, seu corpo opera de forma diferente de quando está no período de alimentação.

Acontece que quando nos alimentamos, nosso corpo leva algumas horas processando esse alimento. Nesse processo ocorre um gasto calórico daquilo que você acabou de comer. E, por que isso acontece? Porque nosso corpo precisa de energia 24 horas por dia, e a fonte de energia imediata que ele vai usar é aquela fornecida pelo alimento. Ou seja, o açúcar na corrente sanguínea.

Esse é um processo muito fácil de gasto calórico do nosso corpo.

Isso acontece principalmente quando existe um consumo de alimentos ricos em carboidratos e açúcares. Portanto, o corpo usa primeiramente esses nutrientes como energia.

Quando estamos em um período de jejum, nosso corpo não tem uma refeição recentemente consumida para usar como energia. Dessa forma, a melhor fonte de energia que ele poderá utilizar é a partir da gordura armazenada em nosso corpo. Ou seja, as células adiposas irão fornecer a gordura acumulada para ser gasta (queimada) como energia.

Portanto, quando estamos no período de jejum e sem o suprimento imediato de glicose e glicogênio, acabamos induzindo nosso corpo a “dar um jeitinho” de usar as energias a partir da nossa gordura corporal.

Mas engana-se quem pensa que os benefícios do jejum intermitente param por aí. Veja outros benefícios que nosso corpo pode obter a partir dessa prática.

jejum intermitente

Os benefícios do jejum intermitente

Melhora a resistência à insulina – A insulina tem uma função principal: tirar o excesso de glicose do sangue e transportar para as células do nosso corpo. A resistência à insulina é a incapacidade dessas células receberem a glicose através desse processo. Com o alto consumo de alimentos ricos em carboidratos e alimentação industrializada, essas células ficam inflamadas e passam a resistir à insulina. Com isso, é gerando uma série de doenças, como a obesidade, diabetes, hipertensão arterial, triglicerídeos altos e outras doenças – todas relacionadas às doenças metabólicas.

Baixa os níveis de insulina no sangue – No período de jejum existe uma baixa dos níveis de insulina no sangue. Quando isso acontece, nosso corpo imediatamente passa a utilizar a gordura armazenada como fonte de energia. Além disso, esse processo nos protege da diabetes tipo 2.

Emagrecimento – O principal benefício do jejum intermitente, sem dúvida alguma, é o emagrecimento. Quando estamos jejuando, naturalmente passamos a ingerir uma quantidade menor de calorias. O que pode contribuir com o emagrecimento. Além disso, esse tipo de jejum passa a liberar uma grande quantidade de noradrenalina, um dos hormônios que auxiliam no processo da queima da gordura.

Aumento do metabolismo – Todos sabemos que quanto mais o metabolismo funcionar bem, mais ele irá queimar gorduras. Durante o jejum intermitente existe uma alteração nos níveis hormonais no corpo que promovem um aumento significativo no metabolismo. Além disso, durante o jejum, como já vimos, o corpo queima muito mais calorias advindas das células de gordura.

Eliminação de toxinas – O jejum intermitente também é ótimo na indução da autofagia, que é o processo de eliminação de toxinas em nosso organismo. Com esse processo, nosso corpo entra em um processo de reestruturação celular, removendo as proteínas velhas e disfuncionais de dentro delas. A consequência disso é um processo anti-inflamatório pelo qual o nosso organismo passa. Vale lembrar que as celulites nada mais são do que o resultado de um processo inflamatório celular.

Manutenção da massa muscular – Todos nós sabemos que a massa muscular é essencial para que o nosso metabolismo funcione de forma adequada. Quando mais massa muscular nós perdemos, menos o nosso metabolismo trabalha. Isso representa uma lentidão significativa no emagrecimento. Com a mudança hormonal que ocorre através do jejum intermitente, nossa massa muscular fica protegida e dificilmente ocorre a sua perda.

Redução do colesterol ruim – A prática do jejum intermitente também auxilia na redução dos níveis de colesterol LDL (colesterol ruim).

jejum na dieta

Os protocolos do Jejum Intermitente 

Não existe apenas uma forma de fazer o jejum intermitente. Essa diferença consiste nos diferentes protocolos que existem para essa prática. A seguir, você irá conhecer alguns desses protocolos mais comuns.

  •   Método 16/8 

Também conhecido como Protocolo Leangains, este protocolo consiste em um período de 16 horas de jejum com uma janela de 8 horas para alimentação. No caso das mulheres, aconselha-se que o protocolo seja alterado para 14/10. Ou seja, 14 horas de jejum para 10 horas de janela alimentar.

Nesse protocolo, a pessoa faz o seu jantar normalmente e deixa de comer, voltando a se alimentar apenas no dia seguinte. Ou seja, não tem a ceia que muitos fazem antes de dormir. No dia seguinte, a pessoa volta a fazer a refeição na hora do almoço, pulando o café da manhã.

Ou seja, se a pessoa janta às 21h, ela só voltará a se alimentar 16 horas depois – às 13h do dia seguinte. Nesse horário a pessoa entra na janela de alimentação, podendo alimentar-se nas 8 horas seguintes. Recomenda-se que sejam feitas de 2 a 3 refeições nesse período.

  • Jejum de 24 horas

Esse protocolo também é conhecido como eat-stop-eat (coma-pare-coma) e é considerado um dos protocolos mais populares de jejum intermitente.

O jejum de 24 horas consiste no jejum feito em um período de 24 horas, e deve ser realizado 2 vezes por semana. Na prática, funciona da seguinte maneira: se você jantou às 20h, deverá passar as 24 horas seguintes em período de jejum. A próxima refeição deverá ser feita no dia seguinte, no mesmo horário, ou seja, às 20 horas. Não existe horário certo para esse protocolo, a pessoa pode optar fazer de café da manhã a café da manhã, por exemplo.

  • Jejum diário de 20 a 22 horas

Popularmente conhecido como “The Warrior Diet” (dieta do guerreiro), esse protocolo consiste em um jejum feito durante o dia, com apenas uma grande refeição à noite. Nesse protocolo, a janela alimentar é de apenas 2 a 4 horas.

No entanto, durante o período de jejum é permitida uma quantidade mínima de frutas e vegetais, ficando as proteínas para a refeição principal. A the warrior diet, na verdade, é um tipo de dieta que inclui uma forma de jejum intermitente em seu formato.

  • Jejum de 36 horas

Também conhecido como “jejum em dias alternados”, esse protocolo não é muito diferente do eat-stop-eat.  A diferença básica é que em alguns formatos é permitida uma ingestão de até 500 calorias durante os dias de jejum.

No jejum de 36 horas, a pessoa pode fazer sua refeição às 21h de uma segunda-feira, passando a terça-feira inteira em jejum. A próxima alimentação deverá ocorrer às 9 da manhã de terça-feira.

  • Jejum 2 vezes por semana

Este é também conhecido protocolo 5:2 e consiste em uma alimentação normal feita durante 5 dias da semana. Nos outros 2 dias, deve ocorrer uma baixa calórica de 500 ou 600 calorias por dia. No entanto, devido a essa ingestão calórica permitida nesses dois dias, algumas pessoas não consideram o protocolo 5:2 como jejum.

Consideração importante: O jejum intermitente não fará efeito algum se, durante as janelas de alimentação você fizer uma alimentação desregrada, compensando o período em que ficou sem comer. Lembre-se de que o jejum intermitente irá acelerar – muito – o seu processo de emagrecimento, desde que, obviamente, você esteja fazendo uma dieta alimentar.

Como fazer o jejum intermitente para emagrecer. 

Você quer realmente emagrecer de forma rápida e definitiva a partir do hoje? Então faça o seu jejum intermitente seguindo o passo a passo que vamos dar a seguir. Se seguir à risca esse passo a passo, é melhor você começar a trocar de guarda-roupa a partir de já.

intermitente

Seu emagrecimento irá acontecer de uma forma que você nunca imaginou antes.

  1. Escolha o protocolo do jejum que irá fazer.
  2. Tendo escolhido o protocolo, lembre-se que mesmo durante o período de jejum você deve beber muita água. Principalmente ao acordar. Além da água você pode beber chás sem açúcar.
  3. Procure fazer algum tipo de atividade física. Qualquer tipo de atividade é válida, principalmente no período de jejum. Nesse caso, a atividade física deve ser moderada.
  4. Escolha uma dieta alimentar com base na queima calórica a partir das células de gordura como fonte de energia.
  5. Fazendo essa dieta aliada à pratica do jejum intermitente, seu corpo irá se tornar uma verdadeira máquina de queimar gorduras.
  6. Se você não conhece nenhuma dieta que combine com o jejum intermitente, você pode seguir a dieta que indicamos aos nossos leitores, clicando AQUI.
  7. Tire uma foto de antes e depois e surpreenda seus amigos e familiares. Ah sim, e depois volte aqui para nos contar quantos quilos você perdeu.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais.

O Poder do Jejum Intermitente Para Emagrecer

E-book Gratuito: Como Acabar De Vez Com o Inchaço e a Retenção de Líquidos