8 Melhores Dicas Para Controlar a Diabetes

exercícios para diabetes

Você quer dicas para controlar a diabetes? Pois bem, todos sabemos que controlar a diabetes é um desafio diário, mas se você seguir alguns dicas que vamos dar, verá que todo esforço acaba valendo a pena.

O primeiro benefício é um ganho imediato de energia, além de poder levar uma vida normal como qualquer outra pessoa. Além disso, também é possível evitar os riscos de problemas advindos com a diabetes, bem como: ataques cardíacos, AVC’s, insuficiência renal, até cegueira.

O segredo para isso é manter seus níveis de açúcar no sangue o mais próximo possível do normal. Isso pode até parecer uma tarefa difícil, mas se você seguir as dicas que vamos dar, verá que é mais fácil do que imagina.

Portanto, acompanhe nosso artigo e conheça as 8 melhores dicas para controlar a diabetes.

Como surge a diabetes

A diabetes é uma doença que surge por causa da alta taxa de açúcar no sangue. Assim sendo, uma pessoa torna-se diabética quando o pâncreas não consegue produzir a quantidade necessária de insulina que o organismo necessita para baixar esses níveis de glicose.

Algumas pessoas têm a diabetes tipo 1, que geralmente é de causa genética e se desenvolve na infância ou até mesmo no nascimento. Outro tipo é a diabetes tipo 2, que a pessoa adquire devido a alguns fatores. Alguns deles são:

• Obesidade
• Stress
• Uso de bebidas alcoólicas
• Sedentarismo
• Alimentação desregrada e rica em carboidratos, etc.

Embora digam que não existe uma cura definitiva para o problema, através de alguns cuidados ela pode ser controlada, levando a pessoa a ter uma vida normal. E isso é feito através da alimentação e alguns cuidados básicos que vamos ensinar.

Aliás, existem hoje programas de combate à diabetes que são muito eficazes, permitindo ao diabético uma vida muito mais saudável e, até mesmo, o caminho para a possível cura.

controle da diabetes

As melhores dicas para controlar a diabetes

Primeiramente, o controle saudável de glicose no sangue inclui algumas etapas, bem como um plano de refeição equilibrado e a prática de atividades físicas. Além disso, você pode considerar algumas dicas para controlar a diabetes que irão ajudar muito nesse processo. Acompanhe.

1. Mantenha os hábitos alimentares consistentes

Evite pular refeições, principalmente o café da manhã. Este é um grande problema, pois, dependendo dos medicamentos que você estiver usando, pode até causar hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue). Além disso, pular refeições também pode levar a excessos na próxima refeição, fazendo com que haja picos de insulina.

2. Não conte apenas açúcares, conte carboidratos

Engana-se quem pensa que somente o açúcar que comemos é o grande vilão da diabetes. Os carboidratos são tão perigosos quanto os açúcares, pois eles se transformam rapidamente em glicose, invadindo sua corrente sanguínea como uma montanha-russa. É por isso que é tão importante evitar todos os tipos de carboidratos simples.

3. Consuma fontes saudáveis de carboidratos

Adquira um plano de alimentação que contenha fontes saudáveis de carboidratos. Isso inclui alimentos que são fontes de fibras, vitaminas e minerais importantes à saúde. Estamos falando dos carboidratos complexos que, diferente dos carboidratos simples, não causam picos de insulina – embora aumente os níveis de açúcar, porém, não de uma forma tão rápida e agressiva.

Isso acontece porque eles são digeridos lentamente pelo organismo, ocasionando aumento pequeno e gradual da glicemia. Com isso, o organismo se mantém saciado por mais tempo.

Alguns exemplos de carboidratos complexos são: arroz e macarrão integral, pães e torradas integrais, aveia, milho (inclui pipoca), feijão, frutas, legumes, quinoa, etc.

4. Desconfie dos produtos “sem açúcar”.

Nem sempre os produtos “sem açúcar” deixam de oferecer perigo. Isso porque ele pode não ter açúcar, mas conter carboidratos em sua composição. Evite alimentos que geralmente terminam em “ol” como xilitol e manitol, pois contêm carboidratos.

5. Atividades físicas

Como dar dicas para controlar a diabetes e não falar sobre atividades físicas? A prática de atividades físicas é uma ótima maneira de baixar o açúcar no sangue, porém, seus efeitos desaparecem dentro de uma semana depois que parar. Por isso, essa prática precisa ser feita regularmente. Experimente fazer pelo menos 30 minutos de atividades por dia e já perceberá uma grande diferença. Além disso, as atividades físicas também liberam hormônios como as endorfinas, que promovem o bom humor.

6. Faça da canela a sua aliada

A canela contém uma série de compostos que podem melhorar a sensibilidade à insulina e a sua ação. Pesquisas foram feitas e puderam comprovar que pessoas com diabetes tipo 2 que fizeram uso da canela na alimentação obtiveram níveis mais baixos de açúcar no sangue. Eles também baixaram os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos, bem como tiveram aumento benéfico nos níveis de colesterol bom (HDL). Utilize a canela para enriquecer temperos e também em forma de chás, ou mesmo polvilhado sobre frutas e mingais de aveia.

7. Que tal uma xícara de chá verde?

Uma das melhores dicas para controlar a diabetes, sem dúvida alguma, é o consumo do chá verde. Isso, porque através dele você estará adquirindo uma boa dose de polifenois, que auxiliam no combate à diabetes. Alguns estudos sugerem que o chá verde pode ajudar a prevenir a diabetes tipo 2, melhorando consideravelmente a sensibilidade à insulina.

Uma boa dica de consumo do chá verde é tomá-lo após as refeições e também em substituição de sucos, acrescentando limão e adoçado com stévia ou sucralose.

8. Consuma vinagre de maçã

Pesquisas têm revelado que uma colher de vinagre de maçã pode ajudar a diminuir o açúcar no sangue. Isso acontece porque o vinagre de maçã pode inibir a digestão do amido e manter o alimento no estômago um pouco mais. Ao bloquear parcialmente a digestão de amido, o vinagre pode ajudar a inibir o aumento do açúcar no sangue.

De acordo com pesquisas realizadas, ao consumir vinagre de maçã antes das refeições é possível aumentar significativamente a sensibilidade à insulina. Além disso, também é possível inibir a elevação da glicemia e liberação de insulina, o que é muito comum acontecer logo após as refeições.

Você pode consumir o vinagre como tempero de saladas ou mesmo adicionando-o sobre vegetais cozidos. Uma ótima opção também é consumir uma colher de sopa do vinagre de maçã antes das refeições.

No entanto, ao comprar o seu vinagre de maçã, dê preferência ao orgânico – não refinado e não processado. É muito fácil reconhecê-lo, pois sua coloração é mais escura que os demais.

diabetes

Saiba mais sobre o controle da diabetes nesse artigo.

E então, essas dicas para controlar a diabetes foram úteis para você? Se sim, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

 

E-book Gratuito: Como Acabar De Vez Com o Inchaço e a Retenção de Líquidos