As Dietas Milagrosas Para Emagrecer

As dietas milagrosas para emagrecer

Nessa corrida contra a balança, quem não gosta de correr os buscadores atrás das melhores dietas milagrosas? Claro, uma ajudinha a mais não faz mal a ninguém. Principalmente quando essa ajudinha promete um emagrecimento relâmpago em um curtíssimo período de tempo.

Mas, será mesmo que as tão famosas dietas milagrosas podem nos proporcionar um emagrecimento definitivo? Elas realmente funcionam? Quais são os prós e os contras das dietas milagrosas? Por que os ponteiros da balança começam a descer com esse tipo de dieta?

Se você quer saber a resposta para estas e outras perguntas, continue lendo o nosso artigo. Nós vamos falar tudo o que você não sabia, até hoje, sobre as dietas milagrosas para emagrecer.

Como funcionam as dietas milagrosas.

Basta fazermos um passeio pelos buscadores que vamos encontrar uma imensidão de tipos de dietas relâmpago. Todas com promessas de emagrecimento que nos enchem os olhos. O grande problema, nessa hora, é saber qual dessas dietas escolher. Afinal, são tantas as opções que acabamos nos perdendo.

No entanto, precisamos tomar muito cuidado com todas essas dietas milagrosas que aparecem à nossa frente. Afinal, nem todas elas têm a capacidade de realmente emagrecer. Sim, a maioria, infelizmente, nos proporciona apenas uma falsa sensação de emagrecimento. Mas então vamos entender o porquê disso e como elas funcionam.

Percebam que na maioria dessas dietas, a restrição alimentar é muito, muito grande. São dias em que você passa à base de uma dieta super restritiva, com uma redução calórica impressionante. Obviamente, com uma quantidade tão baixa de calorias, nosso corpo acaba emagrecendo.

A conta é muito simples. Em tese, se nosso gasto calórico diário ficar em uma média de 500 calorias e se, ao longo do dia, nosso corpo precisar queimar 2.000 calorias para se manter, de onde ele vai começar a buscar outras fontes de energia? Através das calorias que já foram estocadas em nosso corpo anteriormente. É por isso que emagrecemos.

Mas agora vem o grande problema: o que é queimado nesse processo?

dietas que resolvem

A maioria dessas dietas milagrosas cuida apenas de diminuir o gasto calórico, não fazendo nenhum tipo de trabalho alimentar. Quando a pessoa passa a comer menos, o corpo vai buscar todas as formas de energia que encontrar pela frente. Em primeiro lugar ela vai buscar nos carboidratos.

Quando esses se esgotam, ela busca na massa muscular. Só então, por último, é que ela vai buscar energia nos estoques de gordura do nosso corpo. Ou seja, queimar as gorduras é o último acontecimento nesse processo. Mas, então, por que os ponteiros da balança descem tão rapidamente?

É muito simples, vamos compreender melhor esse processo.

O que eliminamos durante o período das dietas milagrosas?

Nosso corpo precisa de energia para gastar durante as 24 horas do dia. A primeira fonte de energia que ele encontra é através da alimentação – principalmente através dos carboidratos refinados e açúcares. Sim, os carboidratos e açúcares são a primeira fonte de energia que o nosso corpo usa.

Portanto, se estamos comendo toda hora, principalmente uma alimentação rica em carboidratos, o corpo vai passar o tempo todo buscando energia da alimentação – e não do corpo. É por isso que essa história de comer de 3 em 3 horas é um grande equívoco para o emagrecimento.

Portanto, durante a dieta, tudo aquilo o que comemos vai servir de energia para o corpo queimar. Porém, ao comermos pouco, muitas vezes essas calorias não são suficientes, e o corpo se vê obrigado a buscar em outros lugares. O segundo lugar, portanto, é através da massa muscular. Esse é o grande problema: a perda de massa muscular – ou massa magra.

Você sabia que um pequeno punhado de massa muscular é suficiente para diminuir os ponteiros da balança assustadoramente? Isso porque, a massa muscular é muito, mas muito mais pesada do que a gordura. Veja na imagem abaixo o tamanho de 1 quilo de gordura (cor amarela) comparado com 1 quilo de massa muscular (cor vermelha).

músculo e gordura

Ou seja, basta só um pouquinho de massa muscular a menos em nosso corpo para pesar 1 quilo a menos na balança. Na realidade, na maioria das dietas milagrosas, a perda de massa é muito maior do que apenas 1 quilo. Essa quantidade foi apenas para ilustrar.

A perda de massa muscular nos traz dois grandes problemas:

  • Massa muscular não diminui nossas medidas. Ou seja, “emagrecemos” apenas na balança. A gordura corporal continua estocada no corpo.
  • A massa muscular é responsável por manter o nosso metabolismo funcionando bem. Quanto mais perdemos massa muscular, mais lento fica o nosso metabolismo. Quanto mais lento o metabolismo, mais lento é o emagrecimento.

Bem, por fim, tendo nosso corpo já usado as calorias dos carboidratos e da massa muscular, aí sim, ele começa a queimar gordura do corpo. Percebe que antes de queimar gordura seu corpo caminhou um bocado?

Além de tudo isso, ao fazer determinadas dietas alimentares, é normal que se perca uma grande quantidade de líquidos nos primeiros dias. Claro que isso não é ruim, significa que o corpo está desinchando. Porém, líquidos também pesam na balança. Portanto, é bem provável que, dos 6 quilos que você está vendo a menos na balança, 5 sejam só de água e massa muscular.

Portanto, chegamos à conclusão de que as dietas milagrosas apenas servem para nos fazer passar fome. Nada mais além disso, pois elas proporcionam apenas uma falsa sensação de emagrecimento. É por isso que, em poucos dias, você volta a engordar novamente. Só que volta pior, porque houve uma perda de massa muscular tão grande, que o processo metabólico fica ainda mais lento.

dietas que emagrecem

Qual a melhor dieta de emagrecimento rápido?

Como já vimos, um dos grandes diferenciais entre as dietas milagrosas e as dietas que realmente funcionam está na questão da perda de gordura. Enquanto as dietas milagrosas queimam pouca gordura, as dietas definitivas focam na queima exclusivamente da gordura estocada no corpo.

Portanto, o diferencial está exatamente aí. É claro que existem outros fatores que fazem uma dieta definitiva proporcionar um emagrecimento tão grande, mas sobre isso falaremos em outro artigo.

A questão é que, para que você emagreça de verdade, de uma forma rápida (com o metabolismo funcionando bem) e sem voltar a engordar novamente, é preciso buscar uma dieta que faça dois trabalhos:

  • Focar na queima de gordura corporal
  • Manter a massa muscular – às vezes até mesmo aumentando

Com esse tipo de dieta, você irá perceber que para emagrecer não é preciso passar fome, mas sim, fazer a alimentação correta que induza o seu corpo à queima de gordura. Esse processo é feito através de uma alimentação específica. Isso mesmo. É a própria combinação de alimentos que vai “induzir” o corpo a usar a gordura corporal como energia.

Portanto, uma das ideias errôneas que temos aprendido até hoje é que passar fome emagrece. Não! Passar fome não emagrece! Passar fome só vai fazer com que o seu metabolismo fique lento e que você deixe de emagrecer. Além disso, vai trazer uma fraqueza tão grande, que nem querendo você irá queimar mais calorias.

A verdadeira dieta é, na verdade, uma mudança de hábitos alimentares através da ingestão de alimentos corretos. Ou seja, uma dieta definitiva que funciona de verdade é aquela que aumenta o processo metabólico.

Se você não sabe como funcionam as dietas definitivas você pode ler mais a respeito delas clicando AQUI!

Gostou do nosso artigo? Compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais.

As Dietas Milagrosas Para Emagrecer

E-book Gratuito: Como Acabar De Vez Com o Inchaço e a Retenção de Líquidos